sábado, 15 de novembro de 2008
segunda-feira, 23 de junho de 2008
USO DO ALECRIM
Nome científico: Rosmarinus officinalis
Planeta regente: SOL
Elemento relacionado: FOGO
Planta aroma forte e agradável e com propriedades estimulantes, o alecrim pertence à família das labiadas e é originário da região do Mediterrâneo, Canárias e Madeira. Labiadas são um tipo de planta que produz muito óleo - conhecidos como óleos essenciais ou medicinais.
A Planta: O alecrim é um arbusto com altura média de 1 metro, muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas em forma de agulha, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. O fruto é um aquênio.
Perene (seca no inverno e rebrota no verão), o alecrim é a planta preferida das abelhas e floresce praticamente o ano todo, geralmente em encostas rochosas e ensolaradas ou ainda em solos seco e arenosos. Não necessita de cuidados especiais nos jardins.
Cultivo: Cresce bem em ambientes muito ensolarados, e o solo relativamente pobre, em vez de prejudicá-lo, deixa a planta mais densa e com perfume acentuado. Por isso, você pode plantar sua mudinha em vasinhos com 20 cm de diâmetro, usando terra comum de jardim. Para obter novas mudas, é só lascar um galho e plantar em solo úmido. Lugares altos, secos e frios são os preferidos, então cuidado com o verão...colocar sobre o alecrim uma proteção nesta época é recomendado. Ah! Alecrins adoram conversar, então feche seus olhos e pergunte para ele o que deseja, o que lhe vier a cabeça é a resposta, você no início pode recber alguns absurdos mas com o tempo vai ter um lino e enorme pé de alecrim. Seus pedidos são coisas como: não gosto de ficar perto de tal planta, quero mais ou menos luz, quero água, coloca algo na minha terra, algum cristal por perto ou simplesmente falar com ele.
Atributos: Tanto em medicina natural quanto em magia o alecrim tem mil e uma utilidades, mas podemos nos guiar pelo seu planeta regente: o sol. Ah! Para fitoterápia colher o alcrim na lua nova, antes do nascer do sol. Para florais, colher na lua cheia, só as flores, cheias de orvalho, recém exposto aos primeiros raios solares. Continuando: esta erva é ancoradora po excelência pois cria uma proteção em forma de luz lilás sobre o chakra solar. Assim evita que sejamos sugados ou contaminados pelas energias e emoções alheias. Isso explica o porquê de as essências de alecrim fazerem pessoas avoadas ficarem com os pés no chão, pois elas normalemente se distraem devido a grande sensiblidade que tem de captar tudo para dentro do seu plexo. Então a use em ifusão para banhos, em tintura para dores reumáticas e para enxaquecas, em óleo para ter foco e atenção e em florais para gostar de onde vive.
Uso mágico: Afasta olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre. Poção de amizade leva alecrim.
Indicações: As flores do alecrim são utilizadas em chá contra a clorose (palidez na menstruação), histeria, inapetência, nervosismo, tosses, indigestão, bronquites, enxaquecas, cansaço mental e asma. Como banho, é bom para problemas de pele. O chá provoca um suadouro. Purifica o sangue, tônico do coração. Estimulante, antiespasmódico e ligeiramente diurético. Atua como colagogo (sobre a secreção biliar), para dor de cabeça, cansaço físico e mental. Equilibra a pressão arterial. Problemas renais. Problemas digestivos. Faça um chá (infusão - água quente sobre a planta, tapar, deixar de 10 a 15 minutos) com as folhas. Indicado também contra a falta de apetite e problemas intestinais. Ajuda em casos de hepatite, amenorréia e dismenorréia. Para esgotamento cerebral e depressão leve.
De sabor fresco e doce, o alecrim confere aroma delicioso a vários pratos, principalmente em carnes (em especial de porco e carneiro) e aves em geral, entrando, também, na composição de molhos, omeletes, sopas e cozidos. Dá, também, sabor especial a batatas e manteigas. No churrasco, espalhe suas folhas sobre as brasas para perfumar a carne.
Tipicamente porutguesa esta erva não pode faltar no preparo de bacalhao e nos assados de aves com alecrim. Eu perticularmente adoro colocar alecrim quando tempero carne com vinho tinto.
O alecrim não perde seu sabor no cozimento, como a maioria das outras ervas. Tanto o ramo quanto suas folhas longas podem ser adicionadas às comidas. Sempre devem ser retiradas do prato antes deste ser servido. Misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, o alecrim fresco dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético.
Excelente para aromatizar vinagres e azeites. o alecrim é, também, muito utilizado na decoração de pratos.
Vinho com alecrim: Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto (o mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho.
Forma de venda
Pode ser encontrado fresco ou desidratado (seco). As folhas frescas possuem aroma mais puro, sendo preferidas. O alecrim desidratado tem um sabor mais concentrado, portanto é recomendável usar uma quantidade menor.
Como escolher e onde encontrar
Fresco: maços e vasinhos de alecrim fresco são encontrados em feiras, mercados e supermercados. Escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas.Seco: encontrado em supermercados e empórios. Verifique o prazo de validade.
Uso caseiro
Inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.
Chá de Alecrim
Para cada xícara de água fervendo, utilize 4 gramas de folhas de alecrim.
Toma-se depois das refeições.
Uso Medicinal
O alecrim é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo. É ótimo como cardiotônico e ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue; atua como estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e azias e restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Por sua qualidade penetrante, é muito eficiente no tratamento de problemas respiratórios, desde o simples resfriado, catarro, sinusite até casos de asma (a inalação é o uso mais indicado). Usado externamente, por sua poderosa ação anti-séptica, é excelente para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização.
O alecrim é usado pela medicina Antroposófica como uma planta calorífica que ativa o sangue sendo indicada para a anemia, menstruação insuficiente, e contribuindo, também, para assimilação do açúcar (nos diabéticos) e para refazer o sistema nervoso depois de uma atividade intelectual.
Efeitos Energéticos: Diz-se que o alecrim é um “Costurador do Plexo Solar”. Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais. Ajuda, também, muito as crianças com uma estrutura emocional passiva, as que não respondem de forma concreta às agressões da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado. É a planta chave da falta de auto estima. Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos. É a erva da coragem.
Uso Cosmético: Vinagre de alecrim ou chá bem forte no cabelo depois de lavado estimula a saúde dos folículos capilares e evita a calvície (escurece os cabelos também, então não é indicado para loiros). Na pele, restabelece o ph natural (é ligeiramente adstringente). O óleo de alecrim é bom para passar no corpo após o banho.
Tônico facial de alecrim: 1½ xícara de água, 1 maço de alecrim, ½ dose de conhaque. Ferva o alecrim na mistura de água e conhaque por 15 minutos. Filtre e conserve em vidro escuro.
Para pele precocemente envelhecida: deixe 50gr de alecrim em infusão em 1 litro de água fervendo por 10 minutos. Coe, coloque em garrafa previamente esterilizada e use para fazer compressa no rosto após a limpeza. Conserve na geladeira,
Uso ReligiosoEm templos e igrejas, o alecrim é queimado como incenso desde a antigüidade. Na Igreja Ortodoxa grega, o seu óleo é utilizado até aos nossos dias, para unção.
Contra-indicaçãoO uso interno prolongado pode provocar gastro enterites e nefrites. Contra indicado para mulheres grávidas e portadores de epilepsia.
É uma erva que tonifica as pessoas e os ambientes. É considerado também um poderoso estimulante natural, favorecendo as atividades mentais, estudos e trabalho. Favorece e fortifica o ânimo e vitalidade das pessoas. Agindo em conjunto com arruda, "segura" as energias de inveja, mau-olhado e fofocas.
Lendas e Mitos
Diz a lenda que durante a fuga para o Egito, Nossa Senhora sentou-se à sombra de um pé de alecrim para dar de mamar ao menino Jesus, pendurando seu manto no arbusto. Por isso, acredita-se que a cor das flores, antes branca, tornou-se azul, e que a planta nunca atinja altura superior à de Jesus adulto. Outro conto, diz que a Bela Adormecida foi acordada pelo príncipe com um ramo de alecrim. Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade. A crendice popular usa o alecrim para afastar olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver.
O alecrim é uma planta cercada de misticismo. Entre os povos grego e romano era tida como uma erva sagrada. Usada como incenso ou carregada como amuleto para atrair bons fluídos, principalmente em casamentos, e afastar mau-olhado, quebranto e inveja. Na Idade Média, era usada como defumador e fumigantes em dormitórios com pessoas enfermas. Também os egípcios usavam o alecrim em seus ritos, visto que os túmulos têm vestígios da planta.
A busca da cura da alma, através do alecrim, também revelou aos povos antigos o caminho para a cura do corpo físico. A versatilidade terapêutica da planta demonstrada nas propriedades analgésica, anti-depressiva, anti-reumática, anti-séptica, anti-espasmódica e adstringente, entre outras.
Indicação de leitura
Wicca Rekigião das Bruxas - Ligia Amaral Lima
As PLantas Curam, ed - Vida Plena
quarta-feira, 21 de maio de 2008
PENSAMENTOS POSITIVOS
Outra coisa importante, são as formas pensamento, ou seja, de tanto você dizer algo, aquilo toma uma forma espectral, como um fantasma, que diz para as pessoas aquelas frases e elas acabam pensando isso de você. Quantas vezes você já repetiu para si mesmo: - Como sou burro!, ou Eta asno! etc... e preste atenção, logo, logo alguém vai te dizer que você é burro mesmo, pois captam isso de forma inconsciente e te devolvem.
Dica de Pensamento saudável e positivo: Repita como um mantra, várias vezes ao dia em voz alta ou audível, para ficar na aura mesmo, assim: (seu nome completo e apelido, se tiver) é um cara legal (ou mulher legal)! Bem sucedido, alegre e feliz! (Repita o nome) tem boa sorte o tempo todo, é inteligente e bonito! (Repita de novo seu nome) é invisível ao mal e aos invejosos, mas brilho mais que o sol e emito amor para aqueles que podem me ajudar e me fazer bem! Eu, (seu nome), sou saudável e muito grato a Deus (Deusa) por tudo que recebo, e todos os dias recebo ainda mais. Sou amado e querido, dou e recebo muito amor e carinho! Sou um imã que atrai riqueza, saúde, fortuna, amor, luz e gente de bem! EU SOU SEGURO E PROTEGIDO! EU SOU, EU SOU, EU SOU - Simplesmente muito feliz e realizado!
Uma boa dica: grave no seu MP3, MP4 ou MP5 e ouça isso todas as noites e quando faz exercícios.
terça-feira, 13 de maio de 2008
USO DOS INCENSOS
O PODER DOS INCENSOS:
By Ter Gabriela Irigaray – contatos pelo MSN – gabriela_irigaraypl@yahoo.com.br ou 51 – 96217712
Do site: http://www.terra.com.br/esoterico/monica/monica_02_10_2002.htm
“O incenso tem a incumbência de levar a prece para o céu e seu uso é universal, associando o homem à divindade, o finito ao infinito, o mortal ao imortal. Relacionado com o elemento ar, representa a percepção da consciência que está presente em toda parte. Os diferentes perfumes desempenham um papel de purificação, facilitando inclusive, a aproximação do nosso anjo guardião.
Quando queimamos um incenso, modificamos nosso estado emocional e as vibrações do ambiente. Alguns aromas despertam-nos a força interna, agindo como estimulantes, podendo nos tirar de um estado de desânimo e cansaço; outros, facilitam o estudo ou despertam a inspiração; e muitos, auxiliam na meditação. Durante a queima, são liberadas substâncias provenientes do amálgama alquímico, com a propriedade de dissolver os miasmas negativos, assim como promover a sintonia com o astral.
É muito agradável às pessoas evoluídas, e, ao contrário, pode aborrecer aqueles que não estão na mesma sintonia. Contribui decisivamente para o recolhimento devocional e o estudo. Reforça a tonicidade áurica, ajudando na obtenção da paz, sentimento de amor e prosperidade.
Como aproveitar integralmente o bastão de incenso: · Antes de acendê-lo: exponha-o uma hora no seu ambiente doméstico ou de trabalho.· Após a queima: as substâncias que permaneceram nas cinzas dinamizadas pelo fogo, podem ser colocadas na palma da mão e assopradas ao vento.”
Componentes do incenso: · Carvão: absorvente universal, capta as baixas vibrações do ambiente para que seja neutralizada pelo sal grosso e incinerados a seguir.· Sal grosso: Atua como esterilizador de emissões maléficas do sentimento humano.
Alecrim: Limpeza e foco mentalAlfazema: calmante, proteção, usado para meditação.Almíscar: amor, sensualidade e atração.Amor-perfeito: amor, eliminação das cargas negativas; purificação.Angélica: espiritualidade, proteção.Arruda: purificação e descarrego.Bálsamo: amor, elevação das vibrações e eliminação das cargas negativas.Camomila: purificação, proteção, aleitamento materno.Canela: estimulante, purificação, atrai os seres angélicos, prosperidade.Canforado: purificação.Cedro: estimulante, força psíquica, purificação.Cravo-da-índia: limpeza da casa, atração do masculino.Cravo: estimulante, sensualidade e atração.Eucalipto: atrai os elementais da natureza, pu-ficação, restaurador da aura.Flor-de-maçã: calmante.Flor-do-campo: amor e saúde.Jasmim: amor, calmante, elevação das vibrações e eliminação das energias negativas, espiritualidade, bom para quem estuda.Lótus: usado para meditação.Maçã: amor, atrai os elementais da natureza, calmante.Mirra: espiritualidade, purificação, usado para meditação.
Narciso – anti convulsivo.Ópium: sensualidade e atração.
Olibano: Sagrado e te eleva a JeováOrquídea azul: tranqüilidade. Patchouli: sensualidade e atração.Pinho: atrai os elementais da natureza.Rosas: amor, elevação das vibrações e eliminação das cargas negativas, espiritualidade, purificação, estudos, usado para meditação.Sândalo: sensualidade e atração.Verbena: usado para meditação, calmante a da ansiedade.
_________________________________________________________________________
AQUI EM GUAIBA – NA FLORA SANTA BARBARA – EM FRENTE A CÂMERA DE VEREADORES – vc encontra incensos de vareta de sete ervas e de pretos velhos, ótimos para limpeza. Use também os de saquinho, pois são fantásticos para usar nos ritos diários:
Segunda – Lótus – para intuição, terça – descarrego – para limpar, quarta – claresa – pra abrir caminhos, quinta- chama dinheiro, sexta – amor, e sábado – de pretos velhos para coisas durarem e ter sabedoria.
Sua História:
http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/420/artigo59514-1.htm
Sinônimo de espiritualidade, o incenso e os rituais que o envolvem são realidades compreensíveis "S para alguns, questionáveis para outros e inaceitáveis para os céticos. Mas, mesmo que você se enquadre nessaes últimas situações, vale a pena ler este texto. Ele é sobre incenso.
Sua trajetória, a par do significado e do uso atribuído a ele pelas religiões, é cercada de histórias, lendas e curiosidades. Na pior das hipóteses, você vai descobrir por que o incenso exerce fascínio nas pessoas e aprender que, em determinadas circunstâncias, sua fumaça é prejudicial à saúde.
...No Mar VermelhoA resina do incenso é extraída de árvores como a Boswellia (acima), que cresce em zonas áridas do Golfo de Áden, na entrada do Mar Vermelho, atual Iêmen, Sudão e Somália.
Quer um exemplo? Você sabe que o incenso é quase tão velho quanto a humanidade? Ele "nasceu" há aproximadamente seis mil anos. Antigas citações sobre produtos naturais já descreviam duas resinas: o incenso e a mirra. Por sinal, objetos de cobiça humana há milênios - ambos são alguns dos mais antigos produtos comercializados pelo homem.
Na antiguidade eram bens raros e, por isso mesmo, apenas as classes sociais mais privilegiadas tinham acesso a eles (lembram-se dos presentes ofertados pelos três reis magos a Jesus na manjedoura, em Belém, na Judéia? Os reis, vindos do Oriente, abriram os seus tesouros e entregaram a Maria as suas ofertas: ouro, incenso e mirra).
Outra curiosidade é que o incenso era produzido a partir de resinas naturais - secreções sólidas ou semi-sólidas extraídas de árvores, sobretudo das famílias Burseracereae, Estiracaceae e Anacardiaceae. O incenso autêntico era obtido de plantas do gênero Boswellia, que cresciam nas montanhas do sul da Arábia e da Abissínia (atual Etiópia). Vale lembrar que existem dois tipos de resinas: as verdadeiras (solúveis em solventes) e as gomo-resinas (parcialmente solúveis em qualquer tipo de solvente).
Na antiguidade, essas resinas eram extraídas de árvores que cresciam na bacia ocidental do Mediterrâneo, enquanto as gomo-resinas eram colhidas de árvores no sul da Península Arábica e na Somália. Independentemente da resina, o processo de produção do incenso era o mesmo: consistia em fazer incisões sobre o tronco, fazendo brotar dele a resina. Em contato com o ar, ela rapidamente se solidificava e era recolhida.
Por ser raro (e portanto caro), o comércio de incenso era uma "atividade" sagrada, que evolvia responsabilidades e riscos. Uma antiga lenda conta que cada árvore de olíbano (Boswellia) era guardada por serpentes aladas. As víboras apenas podiam ser afastadas das árvores com a fumaça produzida pela queima de uma resina especial. E coitado daquele homem que fizesse sexo com a esposa ou com a amante e se atrevesse a recolher o incenso durante uma determinada fase lunar: ele se transformaria numa pessoa azeda e carrancuda. Enfim, de mal com a vida.
Na Alexandria, o incenso era tão precioso que os comerciantes, para não serem roubados, obrigavam os escravos encarregados de sua colheita a trabalharem seminus - trajavam apenas uma tanguinha. Mas o alto "tributo" cobrado por ter, produzir ou comercializar o incenso não poupava nenhuma classe social. Nem mesmo os reis. Se eles quisessem ter uma noite de prazer com suas esposas, tinham de pagar seus pesos em incenso.
OS EGÍPCIOS foram o primeiro POVO a produzir incensos
A ORIGEM DO incenso permaneceu desconhecida durante muito tempo. Possivelmente, ele foi inventado quando membros de antigas civilizações jogaram plantas e substâncias aromáticas no fogo e perceberam a fumaça perfumada que dele exalava.
As primeiras evidências arqueológicas, contudo, revelaram que a queima de incensos data dos primeiros reinados do antigo império egípcio, onde foram encontrados queimadores em formato de colheres de cabos longos.
Também antropólogos e historiadores mencionam que os egípcios foram os primeiros povos a produzirem incensos. Muito experientes nessa arte, eles fabricavam os incensos em templos. A própria manufatura dos bastões era um ritual bastante complexo e secreto. Há quem diga que a ligação dos incensos com as cerimônias e as atividades relacionadas à espiritualidade se originou desses fatos e nessa época.
TERAPIA FLORAL - TER. ESP. GABRIELA IRIGARAY – 51 – 96217712 – MARQUE SUA HORA.
YARROW – FES – PRA PROTEÇÃO DA AURA DE SENSITIVOS. – FARM. RAIZES
GUARDIAN – ALASCA – PROTEÇÃO EM GERAL, PODENDO SER USADO EM SPRAY NOS QUARTO DE BEBÊS - RAIZES
SÃO MIGUEL - SAINT GERMAIN – PARA PROTEÇÃO EM GERAL – FARM. EXATA.